quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A dispersão dos macacos

Antigamente, os macacos viviam num único grupo. Moravam num deserto onde não havia alimentos. Meteram-se, então, aos campos dos homens, para roubar comida; mas os donos guardaram-na. Vendo isso, os macacos combinaram o seguinte:

"Tomemos uma macaca, cortemos-lhe o rabo, transformemo-la, façamos dela uma mulher para que casem-se com ela, tenho um campo e nós aí comamos".

Agarraram numa macaca, cortaram-lhe o rabo e fizeram dela uma mulher. Um homem casou-se com ela e as pessoas abriram-lhe um campo muito grande. Depois do marido preparar a terra, homem e mulher quiseram semeá-lo, mas ela afirmou que podia fazer esse trabalho sozinha.

Quando a macaca foi semear, entoou esta canção:

Macacos, macacos,
Mueé, mueé
Vinde semear o milho

Eles ouviram-na. Semearam o milho e comeram o que sobrou. Mal se criaram as maçarocas, os macacos chegaram de novo para as comer, mas o marido afugentou-os com a espingarda.

Chegou o dia da colheita. Marido e mulher levaram o milho para casa. Os macacos ficaram furiosos e resolveram colar novamente o rabo à macaca. Levaram o rabo e iam cantando assim:

Andemos depressa
entreguemos o rabo à dona

Ao ouvirem esta canção, as pessoas ficaram surpreendidas. Os macacos chegaram a cantar e, encontrando a mulher deitada no chão, puseram-lhe o rabo, e logo ela se transformou em macaca, como dantes.

A aldeia estava cheia de macacos, mas, quando os homens pegaram nos arcos e nas espingardas, os macacos dispersaram, dois para um lado, três para o outro, e nunca mais se reuniram. Por isso há macacos em toda a parte.

5 comentários:

  1. Esta é uma lenda africana onde eles contam em sua versão poque que existe macaco por todo o mundo, há várias lendas africanas de animais e todas elas são muito interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Quais são os aspectos culturais transmitidos nessa lenda ???

    ResponderExcluir
  3. Preciso de uma lendas brasileira origem africana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corpo seco é de origem africana, mas é tomada como folclore no Brasil

      Excluir
  4. Qual e a conclusão dessa historia

    ResponderExcluir