segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONTO POPULAR DA GUINÉ-BISSAU

CONTO POPULAR DA GUINÉ-BISSAU – Dizem na Guiné que a primeira viagem à Lua foi feita pelo Macaquinho de nariz branco. Segundo dizem, certo dia, os macaquinhos de nariz branco resolveram fazer uma viagem à Lua a fim de traze-la para a Terra. Após tanto tentar subir, sem nenhum sucesso, um deles, dizem que o menor, teve a idéia de subirem uns por cima dos outros, até que um deles conseguiu chegar à Lua. Porém, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram, menos o menor, que ficou pendurado na Lua. Esta lhe deu a mão e o ajudou a subir. A Lua gostou tanto dele que lhe ofereceu, como regalo, um tamborinho. O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar. A lua o amarrou ao tamborinho para descê-lo pela corda, pedindo a ele que não tocasse antes de chegar à Terra e, assim que chegasse, tocasse bem forte para que ela cortasse o fio. O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda. O Macaquinho caiu e, antes de morrer, ainda pode dizer a uma moça que o encontrou, que aquilo que ele tinha era um tamborinho, que deveria ser entregue aos homens do seu país. A moça foi logo contar a todos sobre o ocorrido. Vieram pessoas de todo o país e, naquela terra africana, ouviam-se os primeiros sons de tambor.

14 comentários:

  1. Esta lenda é como os africanos explicam como existiu o primeiro tambor e o primeiro toque de tambor.
    Gostamos muito desta lenda porque ela é interessante, nós nunca tinhamos pensado nesta hipotese, achamos muito legal.

    ResponderExcluir
  2. aderei a lenda e muito interessante gostei até porque e para um trabalho de portugues ca em portugal beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Pois se o macaquinho não tivesse desobedecido a lua, tudo estaria certo.
    Pois a ansiedade é tão grande q tem pessoas q não sabem lidar com isso.
    "Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá suas próprias ansiedades. Bastam a cada dia suas próprias dificuldades."
    Mateus 6:34

    ResponderExcluir
  4. to vendo pornô aqui e batendo um.hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Gostei
    É para um trabalho de português

    ResponderExcluir
  6. Gostei, não é muito grande e deu pra copiar para uma tarefa de História ^-^

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostei bastante de ver essa lenda da etnia Bijagó sobre o primeiro tambor... Ouvi essa história bem pequenininho e por isso emocionei-me bastante ao vê-lo publicado na vossa página. Sou guineense... Aprendemos desde crianças ouvindo histórias a volta da lareira com os avós ou mais velhos. Convido-vos a pesquisar mais sobre as nossas lendas porque elas são fantásticas.

    ResponderExcluir