quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lenda dos Orixás


Um babalaô me contou:

"Antigamente, os orixás eram homens.
Homens que se tornaram orixás por causa de seus poderes.
Homens que se tornaram orixás por causa de sua sabedoria.
Eles eram respeitados por causa de sua força,
Eles eram venerados por causa de suas virtudes.
Nós adoramos sua memória e os altos feitos que realizaram.
Foi assim que estes homens tornaram-se orixás.
Os homens eram numerosos sobre a Terra.
Antigamente, como hoje,
Muitos deles não eram valentes nem sábios.
A memória destes não se perpetuou
Eles foram completamente esquecidos;
Não se tornaram orixás.
Em cada vila, um culto se estabeleceu
Sobre a lembrança de um ancestral de prestígio
E lendas foram transmitidas de geração em geração para
render-lhes homenagem".

17 comentários:

  1. Está lenda fala dos orixás africanos, nela fala que orixás antigamente eram homens mas por serem tão sabios e tão poderosos viraram orixás. Esta é uma das mais antigas lendas africanas e nós à achamos muito interessante pois ela conta um pouco da cultura africana.

    ResponderExcluir
  2. Obg , VocÊs me Salvaram , se eu não fizesse esse trabalho sobre uma lenda de Origem Africana , ia ser Suspenso .--. Parabéns Peela Lenda ' e vllw

    ResponderExcluir
  3. pessoal quem quizer de uma olhadinha em meu blog também eu falo a respeito dos orixas e o espiritismo pois tem coisas legais e imprtantes para nós mesmo axé a todos

    ResponderExcluir
  4. Nss essa lenda me salvou se n fosse ela eu ia tirar 0 obg pela lenda

    ResponderExcluir
  5. Adorei obrigado a escritora pela lenda me ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. achei legal eu tive que fazer um trabalho com alguma lenda africana e vi que essa era legal. ;) :)

    ResponderExcluir
  7. Ufa obrigada mesmo eu ia ficar de suspensão por um trabalho sobre consciência negra para eu pesquisar três lendas africanas me livrei dessa graças a Deus

    ResponderExcluir
  8. Nossa me salvei precisa entrgar uma lenda pra o trabalho de escola e essa me salvou kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eu seja burro e peguei a garça em vez dessa salve PT

      Excluir